BOAS FESTAS

Prezados leitores, clientes e amigos, durante o ano de 2018 publicamos textos no site da Inabor e no Milkpoint (https://www.milkpoint.com.br/busca/?q=Inabor) com o intuito de levar informações sobre nossa empresa e sobre os nossos produtos, da sua importância na pecuária leiteira e de como utilizá-los de forma correta para um bom desempenho.

Entretanto, nesse mês deixaremos a parte técnica de lado, para retornar em 2019 com mais informações sobre o processo de ordenha. Dezembro de 2018 já está dando seus últimos suspiros e com isso aproxima-se o encerramento do ano.

Um ano bastante atribulado com vários eventos que influenciaram e impactaram em muito o desempenho econômico do país e consequentemente o setor leiteiro brasileiro.

Deparamo-nos com desafios como a alta das commodities milho e soja, componentes essenciais na nutrição animal, impactando diretamente no custo de produção do litro do leite. Por outro lado, a situação econômica delicada do Brasil, principalmente no que tange a questão do emprego em recessão, comprometeu a renda familiar e consequentemente influenciou negativamente o consumo das famílias afetando os produtos lácteos diretamente.

Entretanto, não podemos deixar de lembrar dois eventos do ano de 2018 que impactaram em muito a situação econômica do Brasil. Um deles, foi a paralização dos caminhoneiros que parou o país e o levou à beira do caos, com desabastecimentos em diversos municípios e descarte de leite em todas as regiões, o que no mínimo vale a reflexão do nosso modelo de transporte.

Outro importante evento do ano de 2018 foram as eleições presidenciais, certamente a mais acirrada da nossa jovem democracia, que dividiu muito as atenções do povo brasileiro em busca da renovação para um novo ciclo presidencial.

Assim como os anos iniciam e encerram nas fazendas, também segue o ciclo iniciando e encerrando lactações, novos partos, novas prenhes e muito leite a ser produzido. Passado 2018 com seus ensinamentos, conquistas e alguns contratempos que venha 2019 renovando nossas esperanças para novos desafios e novas conquistas!

Feliz Natal e Prósperas Lactações em 2019!

Lissandro Stefanello Mioso – Consultor Técnico Comercial

natal 2017