Diminuição no número de produtores de leite no Brasil

 

A quantidade de produtores de leite no Brasil tem diminuído nos últimos anos. Segundo dados do Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de propriedades leiteiras no país caiu 23% em relação ao censo anterior, realizado em 2006.

Essa queda pode ser atribuída a diversos fatores, como a falta de políticas públicas efetivas para apoiar os pequenos produtores, a concorrência com grandes empresas do setor, a baixa rentabilidade da atividade leiteira e as dificuldades enfrentadas pelos produtores para se adaptarem às exigências do mercado.

No entanto, é importante ressaltar que a diminuição do número de produtores de leite não significa necessariamente uma redução na produção total de leite no país. Apesar da queda no número de propriedades, a produção média por propriedade tem aumentado, devido a investimentos em tecnologia e melhorias na gestão da produção.

Além disso, a atividade leiteira ainda é importante para a economia do país, especialmente em regiões mais carentes. A produção de leite gera emprego e renda para milhares de famílias em todo o país, além de contribuir para o abastecimento do mercado interno e para as exportações de produtos lácteos.

Em suma, embora o número de produtores de leite no Brasil tenha diminuído, a atividade ainda é relevante para a economia e para o bem-estar de muitas famílias. É fundamental que sejam implementadas políticas públicas efetivas para apoiar os pequenos produtores e garantir a sustentabilidade da atividade no país

Autor: Inabor

Rolar para o topo